sexta-feira, 25 de março de 2011

Pesquisa - O inventor da lâmpada elétrica.

Em 1847 nascia Thomas Alva Edison, que inventou a lâmpada elétrica, o toca-discos, o cinema e o telefone

O século 20 seria uma mera continuação do 19 se não fosse pelas invenções de um norte-americano nascido faz 164 anos. Thomas Alva Edison foi uma figura-chave na invenção, da lâmpada elétrica, da geração e transmissão de eletricidade, dos discos, do cinema e do telefone.

Não foi por nada que Edison virou o modelo do Professor Pardal, o inventor capaz de qualquer coisa dos quadrinhos de Walt Disney.

Edison não era um cientista, não entrou para a história por ser um grande descobridor de novos conhecimentos. Ele era essa figura até então mais rara, o sujeito capaz de utilizar os conhecimentos existentes para obter efeitos práticos de alto valor comercial.

Mas podia acontecer que ele também avançasse a ciência. Geralmente a tecnologia, ou "ciência aplicada", surge da utilização dos conhecimentos científicos para fins práticos.

Com Edison aconteceu o contrário. A partir de seus experimentos de objetivo prático, surgia novo conhecimento. O inventor foi o primeiro a notar a liberação de elétrons pelo calor de um filamento metálico, o chamado efeito termoiônico, também conhecido como efeito Edison.

Ele não foi o primeiro a acender uma lâmpada incandescente, mas foi o primeiro, em 1879, a desenvolver a primeira delas capaz de ser comercializada.
Como não adianta nada ter lâmpada sem ter eletricidade, ele criou em 1882 a primeira usina elétrica, em Nova York.
Autodidata

Edison nasceu em Milan, Ohio, em 11 de fevereiro de 1847. Ele era um autodidata. Só passou três meses dentro de uma escola, mas foi ensinado pela mãe e, principalmente, lia muito.

É difícil achar um melhor exemplo de carreira que os norte-americanos veneram pela expressão "self-made man", o sujeito humilde que se torna milionário pelo esforço próprio,

Ele começou a trabalhar aos 12 anos de idade vendendo jornais a bordo de trens. Em uma das estações aprendeu a operar um telégrafo, e já aos quinze anos gerenciava um escritório de telegramas.

Seu começo como inventor foi a criação de um método para facilitar a repetição da transmissão de mensagens telegráficas.

Perseverança e paciência eram suas características básicas, como demonstraram os múltiplos e cansativos experimentos feitos a partir de 1878 com diversos modelos de filamentos para lâmpadas. Diferentes voltagens, diferentes materiais foram testados lenta e gradualmente até se atingir, em 21 de outubro de 1879, uma lâmpada que brilhou por 40 horas consecutivas.

A primeira usina geradora de eletricidade instalada por ele em Nova York em 1882 era capaz de gerar energia para 7.200 lâmpadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário